Não precisa ir longe para perceber as centenas de milhares de fios e cabos nos postes de Santa Maria. Por todo lado, é fácil encontrar emaranhados que, por sua vez, acabam por deixar um aspecto nada bonito no cenário da cidade. A necessidade deles é incontestável, já que levam energia elétrica, telefonia e internet aos consumidores. Mas que é possível melhorar a aparência, isso é. Por isso, em 22 de fevereiro, a prefeitura retoma o projeto de limpeza urbana, que consiste em retirar os fios em desuso nos postes das vias urbanas. Dessa vez, a avenida contemplada será a Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Governo federal reconhece situação de emergência em Santa Maria por causa da estiagem
A escolha pela Avenida Fernando Ferrari se deu pelo grande movimento de pessoas e veículos, e a via também é reconhecida pelos próprios compartilhantes (empresas de energia, telefonia e internet) como a de pior situação, já que têm muitos fios baixos.
O mutirão liderado pelo Executivo municipal já fez as primeiras ações ainda neste mês. A Avenida Rio Branco, no Centro, foi contemplada com a iniciativa, e as mudanças já são perceptíveis. Além da retirada dos cabos sem serventia, também é feito o alinhamento dos mesmos, garantindo um melhor aspecto, bem como a segurança de quem transita pelas vias.
VÍDEO: Campanha do Diário busca destinar verba de assinaturas para projetos sociais
A liderança da iniciativa é feita pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL). Coube a ele conduzir o projeto-piloto. Ao longo dos últimos meses, Decimo tem feito reuniões com as empresas e buscado alternativas para solucionar essa questão. A proposta de retirada de cabos e fios em desuso vai ao encontro do que o vice-prefeito tem proposto na gestão, que é tornar Santa Maria uma cidade com melhor aspecto visual. São medidas simples como essa, que talvez passem imperceptíveis no dia a dia, mas que no conjunto da obra acabam por tornar o cenário menos poluído visualmente e mais atrativo e seguro.